Olá mundo! Somos a Olimpíada Nacional de Ciências!

A Olimpíada Nacional de Ciências - ONC é um certame promovido pelo MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e organizado por uma Comissão Executiva vinculada à ABQ – Associação Brasileira de Química e à SBF – Sociedade Brasileira de Física.

Sua primeira edição ocorre em 2016 com as inscrições abertas no período de 02 de maio a 03 de junho de 2016. Podem ser inscritos, gratuitamente e sem limite de vagas, os estudantes de escolas públicas ou particulares do 9o. ano do ensino fundamental e os das 1ª, 2ª, 3ª  e 4ª (onde houver) séries do Ensino Médio.

A ONC visará a valorização do ensino de ciências e o estudo das ciências nas escolas, principalmente nas escolas públicas, propiciando ao estudante que dela venha participar, uma forma de avaliar sua aptidão e o seu interesse pelas áreas abordadas.

Em 2016, sua edição inicial, a execução da olimpíada ocorrerá em duas fases, sendo a primeira, um "teste de qualificação" aplicado na própria escola para todos os alunos inscritos. Trata-se de uma prova teórica, elaborada pela Comissão Executiva da ONC, inteiramente de perguntas de seleção única nos assuntos de Física e de Química, abordados no programa dos níveis de escolaridade do candidato, portanto, os seguintes níveis:

  •  Nível A (estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental)
  •  Nível B (estudantes da 1ª série do Ensino Médio)
  •  Nível C (estudantes da 2ª série do Ensino Médio)
  •  Nível D (estudantes da 3ª série do Ensino Médio e 4ª série do Ensino Técnico)

 

Os selecionados para a segunda fase,  serão aqueles aprovados conforme a nota de corte divulgada no site após a correção do "teste de qualificação".

A segunda fase, aplicada em polos regionais, será um teste com questões de Química e de Física, sendo uma parte de perguntas de seleção única e outra com questões analítico-expositivas.

 

Datas importantes, em 2016:

  • Inscrições – 02 de maio a 30 de junho.
  • Fase I – 18 de agosto
  • Fase II – 24 de setembro
  • Premiação – 09 de dezembro
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma realização de duas Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) e a ABQ (Associação Brasileira de Química) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às duas Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental

Divulgação

Cadastro

Área do representanteÁrea do representante

Avise seu professor

Realização

Sociedade Brasileira de Física

Associação Brasileira de Química

Instituição Realizadora

Universidade Federal do Piauí

Apoio

Governo Federal

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Contador de Acessos

127189