ONC Logomarca
Já é membro?ACESSE
Ainda não faz parte?INSCREVA-SE

Conhecer para desenvolver: o conhecimento científico e o desenvolvimento do país

Conhecer para desenvolver: o conhecimento científico e o desenvolvimento do país

Você pode se perguntar: de que maneira a ciência pode contribuir com o desenvolvimento do país? A verdade é que a educação é uma das grandes molas propulsoras para gerar mudança, crescimento e desenvolvimento em uma cidade, estado ou país. Investir em educação é investir em aspectos cruciais e que poderão mudar a vida de muitas pessoas e suas histórias para sempre.

Sendo assim, a Olimpíada Nacional de Ciências é um dos programas que busca resgatar o interesse de jovens e adolescentes pelo estudo, ciência, investigação e pelo saber. Em sua quarta edição, a Olimpíada tem como principal finalidade atrair os estudantes das escolas públicas e particulares para o estudo da Biologia, Física, Química e Astronomia.

A ideia é garantir a participação de todos os alunos do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio para avaliar, despertar e promover um despertar para a ciência, com o objetivo de formar cidadãos que contribuam com o progresso da ciência e do país.

“Entendemos que as mudanças que precisam ocorrer em nosso país passam pela educação, passam por conscientizar nossos alunos de que somente através dos estudos e do conhecimento será possível construir um futuro ainda mais esperançoso para todos”, afirmou Jean Catapreta,  coordenador da Olimpíada Nacional de Ciências.

“Sem ciência, não há como desenvolver novas tecnologias”, é o que afirma o coordenador. Quando não há investimento em ciência, as pesquisas não avançam. Sem pesquisa, o desenvolvimento do país fica comprometido. Assim, um dos papéis das escolas é despertar – desde cedo - os alunos para o saber, aguçar a curiosidade a respeito do desconhecido, transformando o conhecimento algo simples, acessível e comum a todos.