ONC Logomarca
Já é membro?ACESSE
Ainda não faz parte?INSCREVA-SE

Olimpíada Nacional de Ciências: de 82 mil para mais de 1 milhão de alunos inscritos.

O crescimento no número de inscritos na Olimpíada Nacional de Ciências aponta para um novo momento na história das olimpíadas nacionais: em sua quarta edição, a Olimpíada contabiliza um número 15 vezes maior de inscritos quando comparado com a sua primeira edição, em 2016.

O novo momento vivido em todo o país é o retrato do incentivo à educação, conhecimento e o compartilhar de saberes promovido especialmente pelo Programa Ciência na Escola, que tem como um dos seus principais objetivos aprimorar o ensino de ciências nas escolas de educação básica, estimulando o interesse dos alunos da educação básica pelas carreiras científicas.

Números que falam

Ao longo das quatro edições da Olimpíada Nacional de Ciências foram registradas mais de 1 milhão e 300 mil inscrições de alunos de todo o Brasil. O novo recorde é comemorado pela coordenação do evento científico nacional que só neste ano teve mais de 1 milhão de alunos inscritos.

A Olimpíada de Ciências começou no ano de 2016 com 82 mil alunos inscritos. Em 2017, a organização contabilizou 103 mil inscritos e, no ano passado, 203 mil alunos participaram das provas e concorreram aos prêmios e certificados nacionais.

Só nesta edição de 2019 são mais de 1 milhão de alunos inscritos, totalizando o número de mais de 1 milhão e 300 mil alunos inscritos ao longo de todas as edições já realizadas da Olimpíada Nacional de Ciências.

“Para nós este é um número muito significativo. Representa o despertar da ciência na vida de muitos alunos que estão no final do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e Técnico. Incentivar os alunos, professores e escolas a participarem dessa Olimpíada é uma maneira de estimulá-los ao conhecimento científico, aos novos saberes e grandes possibilidades de um futuro promissor e cheio de descobertas”, disse o professor Jean Catapreta, coordenador nacional da Olimpíada Nacional de Ciências.

 

ONC 2019

Os alunos, professores e escolas que ainda não se inscreveram na edição deste ano, poderão fazê-lo até o dia 6 de agosto, pelo site. Este ano, a novidade é que além das provas de Biologia, Química e Física, conteúdos de Astronomia também serão abordados . Poderão participar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e alunos do Ensino Técnico que ainda não estão no Ensino Superior.

Todo o Brasil

Alunos de todo o país estão inscritos para participar da Olimpíada. Ao todo, são mais de 1400 cidades brasileiras que terão representantes nesta edição da Olimpíada Nacional de Ciências até o momento

“Essa capacidade de unir os alunos de Norte ao Sul do país é algo que só o conhecimento consegue fazer. Nosso objetivo é garantir a participação de todos os alunos, de todas as regiões do Brasil, para assim, promover um despertar nacional do saber e do conhecimento”, concluiu o coordenador da ONC.