ONC Logomarca
Já é membro?ACESSE
Ainda não faz parte?INSCREVA-SE

Meu primeiro contato com a Olimpíada Nacional de Ciências

Tivemos um grande número de inscrições nos últimos dias. Já éramos grandes e ficamos ainda maior em 2020. Então, decidimos criar esse informativo para explicar e responder algumas perguntas mais frequentes que recebemos em nosso email. Nosso objetivo é fazer com que todos os estudantes e professores esclareçam suas dúvidas para que consigam se preparar da melhor maneira para a primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) que acontece em 06 e 07 de Agosto 2020.

1º) O que é a ONC - Olimpíada Nacional de Ciências ?

A Olimpíada Nacional de Ciências é um dos principais eventos científicos do Brasil entre os estudantes de escolas públicas e particulares no país. A ONC integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental

2º) Quando surgiu a ONC?

A ONC surgiu em 2016.

A Olimpíada Nacional de Ciências – ONC, uma ação do MCTIC através da Coordenação Geral de Popularização da Ciência, organizada pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Em 2019 tivemos quase 2.000.000 de inscritos.

Em 2020 a expectativa é ainda maior. A 1ª FASE online está com adoção acima da expectativa. (haja trabalho !)

3º) Quem pode participar da ONC?

Estudantes de escolas públicas e particulares 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio; e também estudantes da 4ª série do Ensino Técnico, bem como aluno(a)s da Educação de Jovens e Adultos das séries citadas acima. E nenhum dos casos os estudantes poderão ter ingressado em curso superior.

4º) O aluno pode diretamente se inscrever na ONC?

Não! Apenas professores ou representantes das escolas (diretores, coordenadores etc) devem fazer a inscrição e informar quais alunos irão realizar as provas.

5º) Eu preciso pagar algum valor pela inscrição?

NÃO!. A inscrição e participação são gratuitas. Nenhuma taxa será cobrada ao estudante por sua participação.

NÃO há taxas para escolas públicas

NÃO há taxas para escolas particulares.

6º) Como será a 1ª FASE em 2020?

As inscrições para a primeira fase estão abertas desde o dia 1 de junho. Nas edições anteriores as provas eram feitas nas escolas. Por conta da pandemia, essa primeira etapa acontecerá de maneira remota, 100% online, com uso de tecnologia para que os estudantes possam realizar os exames de qualquer local, pelo computador, notebook ou telefone celular.

Qual o link para fazer o meu cadastro como representante da ONC?

O link de inscrição é https://app.onciencias.org/sign

 

8º) A pandemia do COVID-19 atrapalhou minhas aulas. O que fazer ?

Não haverá nenhum prejuízo aos alunos participantes, pois os conteúdos cobrados serão do ano anterior:

Link para o conteúdo programático: https://onciencias.org/programa

  • Alunos do 3º EM farão prova com os conteúdos do 2º EM.
  • Alunos do 2º EM farão prova com os conteúdos do 1º EM.
  • Alunos do 1º EM farão prova com os conteúdos do 9º EF.
  • Alunos dos 8º e 9º EF farão prova com os conteúdos do 8º EF.

9º) Sou estudante, como estudar para a ONC 2020 ?

Temos um post detalhado sobre isto, corre lá! https://onciencias.org/como-estudar-para-onc

 

10º) Quais são as fases da ONC

1ª Fase: Prova com 20 questões objetiva 100% online, os alunos poderão realizar as provas de qualquer lugar com acesso a internet. Seja por notebook, computador, tablet ou telefone celular. Os estudantes farão os exames com conteúdos referente a série anterior àquela que ele está cursando em 2020.

2ª Fase: Os alunos participantes da fase 1, que atingirem o número mínimo de acertos estipulados pela comissão da ONC serão inscritos automaticamente na fase 2. A prova será aplicada no sábado, nas subcoordenações estaduais definidas por cada coordenação estadual.