ONC Logomarca
Já é membro?ACESSE
Ainda não faz parte?INSCREVA-SE

Olá mundo! Somos a Olimpíada Nacional de Ciências!

A Olimpíada Nacional de Ciências - ONC é um certame promovido pelo MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e organizado por uma Comissão Executiva vinculada à ABQ – Associação Brasileira de Química e à SBF – Sociedade Brasileira de Física.

Sua primeira edição ocorre em 2016 com as inscrições abertas no período de 02 de maio a 03 de junho de 2016. Podem ser inscritos, gratuitamente e sem limite de vagas, os estudantes de escolas públicas ou particulares do 9o. ano do ensino fundamental e os das 1ª, 2ª, 3ª  e 4ª (onde houver) séries do Ensino Médio.

A ONC visará a valorização do ensino de ciências e o estudo das ciências nas escolas, principalmente nas escolas públicas, propiciando ao estudante que dela venha participar, uma forma de avaliar sua aptidão e o seu interesse pelas áreas abordadas.

Em 2016, sua edição inicial, a execução da olimpíada ocorrerá em duas fases, sendo a primeira, um "teste de qualificação" aplicado na própria escola para todos os alunos inscritos. Trata-se de uma prova teórica, elaborada pela Comissão Executiva da ONC, inteiramente de perguntas de seleção única nos assuntos de Física e de Química, abordados no programa dos níveis de escolaridade do candidato, portanto, os seguintes níveis:

  •  Nível A (estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental)
  •  Nível B (estudantes da 1ª série do Ensino Médio)
  •  Nível C (estudantes da 2ª série do Ensino Médio)
  •  Nível D (estudantes da 3ª série do Ensino Médio e 4ª série do Ensino Técnico)

 

Os selecionados para a segunda fase,  serão aqueles aprovados conforme a nota de corte divulgada no site após a correção do "teste de qualificação".

A segunda fase, aplicada em polos regionais, será um teste com questões de Química e de Física, sendo uma parte de perguntas de seleção única e outra com questões analítico-expositivas.

 

Datas importantes, em 2016:

  • Inscrições – 02 de maio a 30 de junho.
  • Fase I – 18 de agosto
  • Fase II – 24 de setembro
  • Premiação – 09 de dezembro